Americana fica fora de lista para receber vacina contra dengue

5/5 - (1 voto)

Cinco municípios do estado de São Paulo, Americana, Hortolândia, Nova Odessa, Santa Bárbara d’Oeste e Sumaré, não foram incluídos na lista de cidades selecionadas pelo Ministério da Saúde para receberem a vacina contra a dengue, chamada Qdenga. O governo federal divulgou a relação na semana anterior, contemplando um total de 521 municípios brasileiros que começarão a aplicar a vacina a partir de fevereiro.

Os critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde para a seleção incluem que as regiões sejam compostas por municípios de grande porte, ou seja, com mais de 100 mil habitantes, apresentem alta transmissão de dengue registrada em 2023 e 2024, e tenham maior predominância do sorotipo DENV-2. A imunização será destinada a crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos, faixa etária que concentra o maior número de hospitalizações por dengue no Brasil, totalizando 16,4 mil casos de janeiro de 2019 a novembro de 2023. A vacina não foi autorizada pela Anvisa para pessoas idosas, que constituem o grupo com maior risco, após essa faixa etária.

O esquema vacinal consistirá em duas doses, com um intervalo de três meses entre elas. O Ministério da Saúde justifica a necessidade de definir um público-alvo e regiões prioritárias devido à capacidade limitada de fornecimento de doses pelo laboratório japonês Takeda, fabricante da vacina.

Compartilhe:

You Might Also Like