A empresa de tecnologia anunciou mudanças no WhatsApp Web, incluindo a possibilidade de usar o aplicativo no computador sem depender do celular, que não precisará estar ligado. A atualização, que já é uma demanda dos usuários, será feita de forma gradativa para fidelizar ainda mais o público.
Atualmente, o acesso ao WhatsApp Web só pode ser feito em dois aparelhos simultaneamente, como computador ou tablet, além do celular em que o aplicativo está instalado. O celular precisa ficar próximo do aparelho conectado, caso contrário o WhatsApp Web pode se desconectar e as mensagens podem não ser enviadas ou recebidas.
A nova versão permitirá a sincronização de mensagens entre o celular e até quatro dispositivos conectados simultaneamente, como computadores. Para utilizar, será necessário escanear um QR Code e desbloquear o aparelho com autenticação biométrica para reforçar a segurança da sincronização.
As mensagens serão armazenadas não somente no celular, mas também nos computadores e outros dispositivos conectados. A nova funcionalidade ainda está em fase de testes com usuários da versão beta e não há previsão para sua liberação ampla.
A empresa garantiu a segurança da nova funcionalidade com criptografia em suas mensagens e verificação em duas etapas (leitura do QR code e autenticação biométrica). Além disso, será possível deslogar dispositivos indesejados e, em caso de troca de aparelho, todos os dispositivos conectados serão desconectados automaticamente.