A FAM – Faculdade de Americana, por meio do Hospital Veterinário FAM, realizará nos dias 15 e 29 de outubro, das 9h às 17h, avaliações gratuitas para a detecção precoce de neoplasia mamária em cadelas e gatas. Essa iniciativa faz parte da campanha Outubro Rosa Pet, que visa conscientizar tutores sobre a importância da prevenção e do tratamento desse tipo de tumor, que afeta as glândulas mamárias dos animais.
A neoplasia mamária é um tumor cujas principais causas estão relacionadas aos hormônios sexuais, como o estrogênio e a progesterona. Animais que não foram castrados ou foram castrados tardiamente apresentam um risco maior de desenvolver a condição. Outros fatores incluem idade avançada, predisposição genética e o uso prolongado de anticoncepcionais hormonais.
É fundamental que os tutores fiquem atentos a alguns sinais que podem indicar a presença de neoplasia mamária, como:
– Nódulos ou caroços nas mamas;
– Inchaço ou aumento de volume em uma ou mais glândulas mamárias;
– Secreções anormais (pus ou sangue) nas mamas;
– Alterações na pele da região mamária, como vermelhidão, ulceração ou sensibilidade;
– Em casos avançados, perda de peso, letargia ou dificuldade respiratória.
Renan Bignotto, veterinário no HOVET FAM, lembra que os exames são sempre essenciais para a saúde do animal. “Outubro Rosa para os animais é essencial para alertar sobre a prevenção do câncer de mama em pets e reforça a importância do diagnóstico precoce para a saúde dos nossos companheiros de quatro patas”, disse.
Gustavo Azzolini, diretor da FAM, destaca a importância dessa ação: “Sabemos o quanto a saúde dos nossos animais é essencial. Por isso, estamos oferecendo essa oportunidade para que os tutores possam identificar precocemente sinais de neoplasia mamária em cadelas e gatas, além de proporcionar tratamento adequado com condições especiais”, comentou.
Serviço:
– Datas: 15 e 29 de outubro
– Horário: 9h às 17h
– Local: Hospital Veterinário FAM – Avenida Heitor Siqueira, 1139, São José, Americana
– Avaliação: Gratuita para identificar possíveis tumores mamários em cadelas e gatas.
– Telefone: (19) 2220-2196